Alunos da rede municipal assistem sessão na Câmara de Vereadores de Águas Frias

Publicado em 24/09/2019 às 14:01 - Atualizado em 24/09/2019 às 14:03

Com as cadeiras do plenário lotadas, os vereadores de Águas Frias realizaram na manhã de terça-feira (17), a terceira sessão ordinária do mês de setembro. As crianças do quarto ano do Núcleo Municipal de Ensino Professora Irene Filippi Tomé de Moura acompanharam os trabalhos do legislativo durante a manhã.  O projeto de lei n° 24/2014, que dispõe sobre as diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária para o exercício de 2020 deu entrada no Grande Expediente. O projeto será analisado pelos vereadores nas comissões competentes, antes de ir à votação.

O diretor de Esportes Bimael Foppa utilizou a Tribuna Livre para comentar sobre as atividades esportivas que estão em andamento no município, e sobre o lançamento de novos campeonatos, ainda antes do final do ano. O diretor disse que está ajudando a montar o campeonato municipal de bocha rolada e comentou sobre o início dos Jogos Abertos de Águas Frias (JAFRI) e da fase do campeonato estadual pré-amadores.

Através de um pedido dos vereadores, o responsável pela Casan em Águas Frias Carlos Flores participou da sessão, e na tribuna, ele esclareceu como a companhia faz o abastecimento de água no município. Ele ressaltou a importância de as pessoas economizarem a água, pois devido à seca, os poços que abastecem o município estão com baixa vazão. Ela ainda pontuou que 70% dos encanamentos na cidade já foram trocados, mas ainda a pontos para serem corrigidos. A prefeita em exercício Janete Daga também utilizou a tribuna para parabenizar a escola, por ter trazido os alunos para acompanhar a sessão. A prefeita convidou os vereadores para participar do ato de entrega oficial de uma retroescavadeira. A máquina que custa aproximadamente R$ 200.000,00 foi conquistada através de uma emenda parlamentar do deputado federal Pedro Uczai, com contrapartida do município de R$ 43.444,23.

Na Ordem do Dia os vereadores aprovaram a indicação proposta pelo vereador Irineu Zabot. A indicação solicita ao poder executivo municipal que realize a instalação da sinalização nas cabeceiras da ponte, localizada nas proximidades do munícipe Moacir Testa, localizada na Linha Santo Antônio do Pinhal, bem como verifique a possibilidade de duplicação da mesma; aprovada por unanimidade. Primeira votação do projeto de lei n° 23/2019, autoriza o município de Águas Frias a efetuar despesas para a realização do III canta Águas Frias e escolha das soberanas; aprovado por unanimidade. O último projeto votado pelos vereadores foi o n° 02/2019, que altera o anexo II da lei complementar n° 43 e da outras providências; aprovado por unanimidade.

O presidente Lauro Gonçalves da Silva encerrou a sessão e convocou os vereadores para a próxima reunião, no dia 24, às 9h, na sede do legislativo.