ÁGUAS FRIAS REALIZA PALESTRA SHOW SOBRE OUTUBRO ROSA E NOVEMBRO AZUL

Publicado em 31/10/2017 às 14:53 - Atualizado em 31/10/2017 às 14:53

O Governo de Águas Frias através da Secretaria de Saúde realizou ontem (25), um evento alusivo ao Outubro Rosa e Novembro Azul, meses coloridos de mobilizações mundiais para prevenir o câncer de mama e o câncer da próstata. Aproximadamente quatrocentas pessoas acompanharam a “Palestra Show” motivacional, que também animou as mulheres e homens presentes no Clube Ipiranga.

O evento contou com a participação do prefeito Ricardo Rolim de Moura, a vice-prefeita Janete Daga, o presidente da Câmara de Vereadores Neuri Fontana, demais vereadores e secretários municipais.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Estatísticas indicam aumento da sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros, não. A maioria dos casos tem bom prognóstico.

O câncer de próstata, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), é o mais comum entre os homens. A doença demora a se manifestar e suas causas ainda são desconhecidas, daí a importância dos exames preventivos. A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que os homens comecem a fazer os exames preventivos a partir dos 45 anos de idade, uma vez por ano.